logo

united kingdom(great britain)     spain
English   Espanhol

Dentre os percursos ferroviários operados pela EFCJ, esse é um dos mais bonitos, pois leva o visitante do centro de Capivari, em plena zona urbana de Campos do Jordão, para um dos mais belos trechos da Serra da Mantiqueira, o mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, localizado junto à estação Eugênio Lefévre.

Saindo da estação Emílio Ribas, a automotriz passa por varias paradas históricas da ferrovia, muitas delas bem simples, mas que retratam com sua arquitetura simpática uma época em que a ferrovia era o principal meio de transporte entre o Vale do Paraíba e Campos do Jordão.

i_lajeado
O mais elevado ponto ferroviário do Brasil (Parada Cacique)

Assim, da janela do trem, não deixe de ver as paradas Damas, a do Grande Hotel, a estação de Abernéssia, as paradas Viola, Fracalanza, Sanatórios, São Cristovão e Cacique, esta onde se localiza o ponto ferroviário culminante no Brasil, o Alto do Lajeado, com 1.743 m de altitude.

Depois de aproximadamente 55 minutos de belas paisagens, a automotriz chega à estação Eugênio Lefévre, no município de Santo Antônio do Pinhal, para que os visitantes apreciem uma das vistas mais belas do Vale do Paraíba.

Nessa estação localiza-se uma confortável cafeteria, onde se encontram à venda doces caseiros, e também lojas com vários artigos de presentes e lembranças.

Não deixe de ver,  junto ao pátio da estação, o funcionamento do Girador, equipamento ferroviario movido á mão, que serve para fazer a manobra de retorno da Automotriz.

Clique aqui para ver todos os horários e tarifas.

Categoria: Roteiros ferroviários