logo

united kingdom(great britain)     spain
English   Espanhol

A “Princesa do Norte”, ou simplesmente Pinda, é uma cidade de clima ameno, localizada às margens do rio Paraíba do Sul, rio que até o século XIX constituía-se em importante via de comunicação.

estacaopinda
Estação Pindamonhangaba, sede da Estrada de Ferro Campos do Jordão

Turismo histórico

Seu centro histórico reúne edifícios remanescentes do ciclo do café, (séculos 18-19) como a Igreja Matriz de Pindamonhangaba, inaugurada em 1707, o Palacete Visconde da Palmeira, que abriga o Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, considerada uma das construções em taipa de pilão mais altas do estado de São Paulo, o Palacete Tiradentes, de 1864, o Palacete 10 de Julho, prédio que pertence à Prefeitura Municipal, construído entre 1870 e 1876 e está tombado pelo Condephaat, entre vários outros monumentos históricos.

Ainda em sua vocação de turismo histórico, a cidade abriga um parque dedicado à Princesa Izabel, o Bosque da Princesa, inaugurado em 1868. O bosque, repleto de árvores de inúmeras espécies de mata nativa, possui parque infantil, bar, restaurante e também um serviço de passeio de barco. Localiza-se junto ao antigo porto fluvial da cidade.

Site da prefeitura: http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br

Categoria: Cidades